Precisamos de mais uma grande indústria?


Anos atrás quando era anunciada a chegada de uma grande indústria, o povo ficava todo contente em saber da novidade, era como terra seca esperando por chuva. Os números do desemprego eram assustadores.  Há 14 anos chegou a 14%. Entre os com menos de cinco anos de escola esse índice era ainda maior. Atualmente a mesma noticia já não gera tanta expectativa entre o povo. Nem ao menos nos potencialmente aptos a encarar o “chão de fábrica”. Se no passado a mão de obra era “farta”, hoje em dia ela é escassa.
Rolândia
Tomando como exemplo nossa cidade basta citar a maior empresa da cidade. A situação ficou tão complicada para ela que na falta de trabalhadores locais, estão tendo de contratar mão de obra vinda de cidades a um raio de até 100 km para vir trabalhar em sua fábrica, e até de pessoas vindas de outros estados do país. Lógico que com mais fábricas o empregador, o grande é claro, se vê obrigado a oferecer um melhor salário e melhores condições para seus funcionários, visando a permanência desses em seu quadro de pessoal.
Arapongas
Um outro fato para citar sobre o reflexo dessa expansão do emprego formal é a nossa vizinha Arapongas. Em outros tempos um cidadão de fora não conseguiria emprega nas indústrias de lá. Hoje, os empresário se vêem obrigados a praticamente tentar pegar gente no laço por aqui. Explico: do ano passado até agora, não foram poucas as vezes que eu vi anúncios em cartazes e até carro de som para divulgar as vagas disponíveis por lá. A coisa esta mesmo "russa".
Acabou aquela história de dizerem pra você que se saisse agora do seu posto de serviço teria pelo menos uns 100 querendo o seu lugar. Eu mesmo ouvi isso de um chefe imediato que tive em 1999.
As necessiadades de hoje são cultura, educação e saúde mais digna. É isso que o povo anseia.


Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
1 Comentario
avatar

Cara, quero parabenizá-lo pelo blog. Uns textos rápidos, porém bastante inteligentes e bem escritos, com temas inerentes à tua comunidade e à comunidade global também. Entrei por acaso no blog, através do link que vc enviou no orkut. Show de bola cara... qualquer coisa que precisar entre em contato. Meu blog - www.textosdomagrao.blogspot.com

Balas