Meio Ambiente - Além da Preservação de Árvores

Quando falamos em preservação do meio ambiente, só lembramos de árvores. É claro que a preservação e o plantio delas são de suma importância. Porém, deixamos de falar também de aspectos que envolvem o meio ambiente, como a produção do lixo.
É impossível não produzir lixo. Na realidade, produzimos lixo desde o momento em que levantamos de nossa cama até momentos antes de dormirmos.
Curitiba, cidade com fama de ser ecologicamente exemplar, hoje consegue reciclar apenas 13% de seu lixo. Mas acredito que uma cidade como a nossa, pequena se comparada com nossa capital, ou mesmo com Londrina, poderia sim, trabalhar de maneira a reduzir o impacto negativo que o nosso lixo produz sobre o meio.
Algumas empresas já contam com sistema próprio para reduzir os impactos ambientais produzidos por suas empresas, mas é necessário mais.
O lixo residencial nem sempre tem a sua destinação feita de maneira correta. Temos de pensar além das lixeiras. 
O coletor de rua (carrinheiro) precisa ser reconhecido como trabalhador formal. Em Londrina, a prefeitura tem feito a sua parte, o que fez com que ganhasse prêmio nacional e internacional pelo trabalho que vem desenvolvendo com os coletores autônomos. Rolândia também poderia ser assim.
Hoje o entulho da construção e reformas são depositados num único local de nossa cidade, que fica na região do Jardim Santiago. Isso é atraso, pois já é possível a reciclagem desse tipo de resíduo.
Nossa cidade também pode se destacar das demais nesse assunto tão falado hoje em dia, Meio Ambiente. Ainda dá tempo!

Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »