Sacolinhas Plásticas em Rolândia

Ela é "amiga" da dona de casa, mas está se tornando a inimiga nº 1 da natureza. Estou falando da sacolinha plástica.
Famosa por sua utilidade em nossa vida diária, o impacto final que ela tem causado no meio ambiente, tem sido motivo para que supermercados de algumas cidades brasileiras mudem o seu hábito para com o consumidor.
Em cidades como Belo Horizonte e São Paulo, que juntas chegam a 13 milhões de moradores, já é lei, nenhum estabelecimento pode fazer uso das tradicionais sacolas. Ao invés das sacolinhas, as redes supermercadistas agora oferecem para seus clientes caixas de papelão para compras médias ou grandes, e sacolas retornáveis para pequenas compras.
A medida pode parecer um pouco drástica, uma vez que pouco impacto causará no mundo. Mas grandes caminhadas começam com pequenos passos. Embora o consumidor já acostumado possa estranhar, a mudança de comportamento é necessária.

Creio que nossa cidade poderia dar sua pequena contribuição, através de uma lei como essa, ainda que o vereador que for apresentar possa sofrer com críticas por tal ideia. Mas um mandato eletivo é conquistado com a apreciação popular, para que  projetos de interesse popular possam ser debatidos. Como já escrevi anteriormente, meio-ambiente não é só preservação de árvores, envolve muito mais.

Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »