Agente Comunitário de Saúde!


Muito me orgulha falar sobre essa classe de funcionários públicos de nossa cidade, as agentes de saúde, ou ACS. Sei que temos os agentes de saúde, mas é impossível não relacionar a função ao sexo feminino. Parece até que a função foi feita especialemte para elas. 



O trabalho árduo e muitas vezes é mal compreendido. Quantos são aqueles que criticam, e isso injustamente, o serviço desses guerreiros e guerreiras? 

Como sou um ex-agente de saúde eu posso dizer o quanto o trabalho é importante, e o quanto não é valorizado. Qual outra profissão que tem sob sua responsabilidade, observar como anda a saúde de moradores de um bairro inteiro?

Desde a minha época, isso em 2002, o salário pago para esses profissionais da saúde é de pouco mais de um salário mínimo. O estranho é que em algumas cidades da região, Londrina por exemplo, oferecem quase o dobro disso. 

Ano passado, vi a reportagem de uma menina de Curitiba que tinha uma doença rara. A mãe, no momento da entrevista, não agradeceu aos médicos ou enfermeiras que tratavam da criança, mas sim, agradeceu a Agente Comunitária de Saúde que fazia a cobertura da região de sua residência, pois foi através dela que o problema chegou até ao serviço de saúde.

Congresso Nacional

No dia da festa do trabalhador,no ano passado, o Deputado João Arruda me informou que tramita no Congresso Nacional projeto para reconhecer os Agentes de Saúde como profissão. Logo em seguida o levei até minhas ex-colegas de trabalho, para informar sobre a notícia.Lógico que todas ficaram contente com isso. Afinal de contas, todos gostam de ser valorizados. Não é verdade?
Mas espero que dessa vez não fique só no papel, ou somente em discussões intermináveis.
Enquanto isso não acontece a nível nacional, que tal por aqui, a prefeitura dar uma "valorizadinha" a mais né?




Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »