SAÚDE ROLÂNDIA!

Ontem (27/09), vi comentários a respeito da pesquisa IBOPE, que divulgou que 77% dos brasileiros não aprovam a saúde no país. No site da Folha de São Paulo, muitos comentavam: como a aprovação da Presidente está em alta se o setor da saúde é mal avaliada? O fenômeno se repete nas cidades também. Ouvia todo mundo falando mal da saúde em nossa cidade, porém, o prefeito foi re-eleito com mais de 54% dos votos válidos. O assunto é bem complexo. Não sei se as pessoas já se "aceitaram" a ideia de que saúde pública é assim mesmo ou sei lá o quê. Em todo caso, posto novamente esse texto de 2012.


Hoje, (08/06)assistindo o Programa Comunidade do Canal 27, vi o relato de uma moradora do Jardim Califórnia, que ligou reclamando que após reunião de moradores, foi definido que o Posto de Saúde de referência do bairro seria o PS - Vila Oliveira, e não mais o PS - Califórnia.

A telespectadora estava bastante zangada, pois o PS mais próxima da casa dela é justamente o do Jardim Santiago.

A reclamação dela é válida. Aliás, isso ocorre em outras regiões da cidade. Eu mesmo, em certa ocasião, não pude ser atendido no plantão do PS da Vila , mesmo alegando que tinha trabalhado até ás 17 horas. No outro dia precisei perder meio dia de trabalho pra conseguir uma consulta no PS - Parigot de Souza. No dia do atendmento o posto estava lotado e não queriam me atender. Precisei reclamar que no dia anterior havia procurado PS da V.Oliveira, mas "mandaram" eu procurar o Parigot de Souza! 
Isto aconteceu em 2010!

Perguntinha: é justo você não receber atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) pelo fato de você não residir no Bairro de referência?

Meu pai (87 anos) e minha mãe (76 anos) precisam fazer um percurso bem maior pra chegar até a UBS de referência do Parigot de Souza, mesmo morando mais próximo do PS da Vila!

Abaixo mapinha mostrando a distância da quadra em que residem  e as distâncias entre os postos!

O problema é antigo, de outras administrações e alvo de queixas dos usuários do SUS, mas ainda persiste da mesma maneira!


Proxima
« Anterior
Anterior
Próximo Post »
3 Comentario
avatar

meu querido amigo homero!!vc conhece bem a realidade por q vc ja trabalhou la!!
nunca negamos so abedecemos ordem!!a orientacao e ir ate o posto de origem passar pela enfermeira ou aux de enfermagem para de dar uma carta de encaminhamento pra o pa pronto atendimento 15 horas!!sim concordo que a area de sua casa e mas perto do posto da vila mas a regras e essa!!ja da moradora do jardim california!!foi feito um levantamento pra saber aonde o moradores preferia ser atendindo e a maioria queria ser atendido no posto da vila!!!tudo que for feito tem que ter a opiniao do morador!!infelizmente e a realidade

Balas
avatar

Obrigado a todos os participantes do Blog!

O que eu quero é isso mesmo, as pessoas participando cada vez mais!

Estamos num estado democrático, onde as ideias podem ser expressadas.

Se não está bom, dá pra melhorar. Se há algo de errado, vamos trazer a tona para que

medidas possam serem tomadas.

Balas